Pérola Byington e Telma Weisz

29/10/2013 21:10

Pérola Byington

Professora e defensora dos direitos femininos eram vice diretora da fundação da aliança, Perola casou se e foi morar nos Estados Unidos e não pode voltar por causa da segunda guerra então começou a ajudar a cruz vermelha americana. Retornou ao Brasil na década de 20 onde trabalhou ma cruz vermelha exercendo o cargo de diretora feminina.
Em 1930 fundou a Cruzada Pró Infância, voltada ao combate da mortalidade infantil criou também dispensários com serviços de clínica geral, higiene infantil, pré-natal, fisioterapia, dietética e odontologia.
Foi pioneira na criação de uma casa para abrigar mães solteiras em uma época em que eram muitos descriminados e abrigava mulheres separadas, ela defendia as mães solteiras como forma de enfrentamento de problemas sociais e defensora da educação social, projetos infantis, creches com serviços de psicologias foram implantados. Perola mobilizou uma rede de solidariedade emprestou seu nome para o antigo Hospital da cruzada.
E sem duvida a maior homenagem que Perola poderia receber é a forma como hoje em dia seu hospital é conhecido Hospital da Mulher.

(1879 - 1963)

 

 

Telma Weisz

Foi uma das autoras dos Parâmetros curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, consultora do MEC e Supervisora Pedagógica na elaboração e implementação do programa de formação de Professores Alfabetizadores. (Profa) lançado em 2001 pelo Ministério da Educação.  É doutora em psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento pelo Instituto de Psicologia da Universidade de são Paulo. Hoje ela assessora um  Programa semelhante, o Letra e vida e Ler e escrever no estado de São Paulo.
Telma Weisz é uma referência no trabalho dos alfabetizadores, trazendo contribuições significativas sobre a formação de professores e coordenadores pedagógicos engajados na tarefa de alfabetizar.