A Antropologia, Axiologia e Epistemologia

02/10/2013 19:47

A realidade das práticas pedagógicas está em constante mutação, pois estão contextualizadas na sociedade as quais estão inseridas. Portanto, sendo o reflexo de sua geração, sua localidade, a cultura e a política. Ao estudarmos a história da educação, nota-se uma intrínseca relação entre a pedagogia e a filosofia. Pois assim, como tantas outras ciências, a pedagogia estruturou-se através de conceitos filosóficos.  Como diz Butler, “o valor de nossa doutrina da educação depende do valor de nossa concepção do homem e da vida”.  Que já na Grécia antiga, do século V a.C., com o filósofo Sócrates verificamos a existência de teorias da aprendizagem. A linha cronológica da educação demonstra que sempre existiu para o educador consciente e preparado a necessidade de estudar e formular teorias de aprendizagens e métodos incentivadores. 

Ao contrário  método catequético, onde os alunos estudavam através da memorização os conteúdos e só respondiam o que os professores haviam lhes perguntado, sem nada acrescentarem, um ensino completamente engessado. Acreditando na ineficácia deste método para a formulação da inteligência do discípulo, surgem ao longo da história diversos filósofos e educadores que se dedicaram a reformular e até mesmo a revolucionar o ensino.

Educadores transformadores independente da geração a qual pertençam constroem suas práticas pedagógicas com a finalidade de instaurar em seus alunos o conhecimento reflexivo, criativo e participativo na sociedade.  A formulação de tais práticas pedagógicas são geradas a partir de uma percepção global do ser humano, porém tal percepção só nascerá através de estudos de diferentes visões do homem, como: antropológicas, axiológicas, epistemológicas, e suas vertentes.

Antropologia, do grego anthropos “homem”, é a ciência que tem como objeto o estudo sobre o homem e a humanidade de maneira totalizante, ou seja, abrangendo todas as suas dimensões. Investiga a concepção de ser humano, ou seja, a partir do que o ser humano é, reflete sobre aquilo que se pensa que ele deva ser.

Axiologia, do grego axios, “digno de,o que vale”, também chamada da filosofia dos valores, reflete sobre a natureza e as características dos valores. Os juízos de valor podem ser de vários tipos: éticos, estéticos, políticos, religiosos, pragmáticos etc.

Epistemologia, do grego episteme, “ciência”, estuda o conhecimento científico do ponto de vista crítico, isto é, do valor de suas hipóteses, do seu método, das conclusões alcançadas, da sua natureza; também chamada filosofia das ciências e teoria do conhecimento científico.

Estes são conceitos que nos auxiliam a pensar na educação de uma maneira mais abranjente.

Sempre houve mestres transformadores, como os que apresentaremos em nosso mapa conceitual dos pressupostos filosóficos da educação, por considerarmos a participação deles na história da educação fatores imprescindíveis para compreensão da atualidade. Ao estudarmos e refletirmos sobre seus métodos empregados há séculos atrás, concluímos que são extremamente atuais e por que não falarmos que são os que temos de mais moderno na educação contemporânea. São eles:

  • Sócrates (século V a.C.)
  • João Amos Comenius (1592-1670)
  • Heinrich Pestalozzi (1746-1827)
  • John Frederick Herbart (1776-1841)
  • John Dewey (1859-1952)

 

 

Bibliografia

 

*transformadoresnapedagogia.blogspot.com.br/2012/10/antropologia-filosofica-epistemologia.html

*Curso de Didática Geral

Regina Célia Cazaux Haydt

Edição: 8   -   São Paulo   -   Ática   -   2006

*Filosofia da educação

Maria Lúcia de Arruda Aranha

Edição:3 rev. e ampl.   -   São Paulo   Moderna   -   2006