Entrevista com a professora Zuleika Juliene Ferreira

05/11/2013 19:29

Entrevista com a professora:

Zuleika Juliene Ferreira

Ano de formação 2011.

Escola pública estadual.

DRE Sul 1

 

1-  Qual a sua formação docente? Fez cursos posteriormente?


Sou formada em Letras, Português, Inglês e Literaturas e faço especialização em gramática e textos da língua portuguesa.

 

2-  Quais os procedimentos pedagógicos que você utiliza em sala de aula?


Procuro fazer uso de recursos variados e da tecnologia para auxiliar o aluno em seu desenvolvimento.

 

3-  Qual tipo de avaliação que utiliza, para avaliar seus alunos?


Avalio meus alunos por meio das atividades realizadas no caderno, sua participação em sala de aula, por meio de trabalhos escritos ou apresentações entre outras.

 

4-  “Um aspecto importante para a formação docente está articulado com a prática de ser professor, mais especificamente, com as oportunidades de troca de experiências com os colegas”.  Explique.


O docente em sua prática diária se recria, aprende ao ensinar, se renova. As experiências compartilhadas enriquecem o seu trabalho.

 

5-  Que importância você atribui ao projeto pedagógico da escola – introduzido pela LDB – e quais as preocupações que este modelo pode desencadear com objetivos, conteúdos e métodos tão diferenciados e pulverizados em todo o sistema educacional?


O Projeto Político Pedagógico é de suma importância, pois todas as práticas escolares são embasadas neste documento que cada escola tem autonomia em sua elaboração.

 

6-  Segundo os PCNs, a avaliação de conhecimentos deve ser aberta, visando sempre a uma aferição qualitativa da aprendizagem dos alunos – plenamente articulada com o projeto pedagógico de cada escola –, entretanto, o mesmo MEC, ao instituir o processo de controle dos resultados educacionais, estabelece uma avaliação de natureza eminentemente quantitativa e externa ao processo de cada instituição. Como a senhora analisa tal contradição?

Tendo em vista que a avaliação deve ser formativa e contínua o docente deve fornecer todas as possibilidades do aluno demonstrar seu aprendizado, pois cada um tem uma forma de aprender e de responder a estímulos diversos.
 

7-  Muitas escolas costumam realizar uma semana pedagógica no início de cada ano letivo. Qual a importância da realização dessa atividade?

A semana pedagógica serve para planejar de que maneira a escola irá trabalhar no decorrer do ano, quais conteúdos do currículo serão priorizados, quais normas serão implantadas, quais projetos serão trabalhados entre outros.
 

 

8-  Em sua opinião, quais os pontos que devem ser abordados durante as semanas pedagógicas?

Os referidos no item 7 e se haverá trabalhos interdisciplinares.

 

9-  Por que há tanta dificuldade de se superar o uso exclusivo de provas e testes como instrumentos de avaliação?

As dificuldades são muitas como por exemplo, o medo do novo, avaliações padrão são menos trabalhosas, etc.

 


Aqui terminamos nossa entrevista com a professora Zuleika Juliene Ferreira, e queremos agradece-la pela entrevista concedida.