Entrevista com a Professora Mercedes de Fátima Cruz de Souza

04/11/2013 16:45

Entrevista com a professora:

Mercedes de Fátima Cruz de Souza

Data nasc.29\05\1961

Funcionária da Rede Pública de Ensino Municipal de:

Santos Dumont (atuando na Escola Municipal Maria Aparecida Marques Reis) ;

Ewbank da Câmara (atuando na Escola Municipal Colônia de São Firmino);

Professora de Educação Básica I (nas duas escolas)

Ex-professora da Educação Infantil na Associação Comunitária Monte Azul (São Paulo).

21 anos na profissão.

 

1-  Qual a sua formação docente? Fez cursos posteriormente?

Minha formação inicial é o curso Técnico em Magistério  e o final é Pedagogia com Licenciatura Plena. E sim, eu fiz vários cursos de formação continuada para professores,entre eles o Pró Letramento de Português e de Matemática. Atualmente estou encerrando o primeiro ano do Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa.

 
 

2-  Quais os procedimentos pedagógicos que você utiliza em sala de aula?

 
Eu procuro conhecer a realidade dos meus alunos(tarefa um pouco mais fácil porque a comunidade é muito pequena),para melhor ajudá-los a compreender não só a matéria  aplicada,mas o seu entorno e para isso muitas são as vezes em que é necessário mediar conflitos,esclarecer dúvidas,fornecer material para pesquisa de assuntos que aparentemente não estão ligados ao conteúdo mas que trarão uma melhor instrumentalização para que eles possam estar inseridos com maior consciência no mundo em que vivem e atuam.
 
 

3-  Qual tipo de avaliação que utiliza, para avaliar seus alunos?

 
Utilizo avaliações escritas com toda certeza,mas também avalio o interesse e participação individual,bem como o comprometimento dentro do grupo de estudo.  Eu procuro garantir as avaliações escritas porque são palpáveis e menos sujeitas a julgamentos errôneos.

 

 

4- "Um aspecto importante para a formação docente está articulado com a prática de ser professor, mais especificamente, com as oportunidades de troca de experiências com os colegas”.  Explique.

 

A meu ver a troca de experiências com os colegas ,mostra-nos a grande vantagem de poder olhar a prática pedagógica sob outros ângulos,uma vez que atuamos com seres humanos que por serem diferentes,mutáveis e imprevisíveis,são capazes de demonstrar resultados de aprendizagem extraordinários e é onde quem ensina de repente também aprende.

 

5- Que importância você atribui ao projeto pedagógico da escola – introduzido pela LDB – e quais as preocupações que este modelo pode desencadear com objetivos, conteúdos e métodos tão diferenciados e pulverizados em todo o sistema educacional?

 

Na minha opinião P.P.P. é  o que iria definir a identidade da escola e indicar caminhos para ensinar com qualidade,no entanto, em dezenove anos de magistério e experiência em três escolas diferentes,apesar de ouvir falar que as escolas contavam com um P.P.P. nem eu ou nenhum dos meus colegas de trabalho tivemos acesso  a ele,quicá houve a possibilidade de de fazermos os tão sonhados ajustes no mesmo,no início do ano.

 

6-  Segundo os PCNs, a avaliação de conhecimentos deve ser aberta, visando sempre a uma aferição qualitativa da aprendizagem dos alunos – plenamente articulada com o projeto pedagógico de cada escola –, entretanto, o mesmo MEC, ao instituir o processo de controle dos resultados educacionais, estabelece uma avaliação de natureza eminentemente quantitativa e externa ao processo de cada instituição. Como a senhora analisa tal contradição?

 
Soa-me como "manda quem pode e obedece que tem juízo",porque ainda que seja contrário a nossa prática de educação sabemos que neste país, nas avaliações, acontecem o mesmo que nas pules do jogo do bicho: "vale o que está escrito".
 
 

7-  Muitas escolas costumam realizar uma semana pedagógica no início de cada ano letivo. Qual a importância da realização dessa atividade?

 
É de suma importância porque é nesse momento que podemos analisar o que deu certo e ou não e fazer ajustes,corrigir os caminhos que deram errado,planejar novas ações visando errar menos.

 

8-  Em sua opinião, quais os pontos que devem ser abordados durante as semanas pedagógicas?

 
Integrar os novos professores,
Analisar os dados do ano anterior,
Ajustar o P.P.P,
Observar os desafios do ano anterior e ter ações para o novo ano,
Calendário escolar,
Necessidades para serem trabalhadas e progressos das turmas,
Planejamento Geral,
Formação continuada,
Quando se dará a avaliação institucional e a de equipe.
 

9-  Por que há tanta dificuldade de se superar o uso exclusivo de provas e testes como instrumentos de avaliação?

 
A própria Secretaria de Estado da Educação nos cobra através do Simave- Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública-composto  pelos programas de avaliação da educação (Proalfa) e da educação básica(Proeb),resultados através de avaliações que medem o conhecimento dos alunos. Atualmente essas avaliações nos forçam a trabalhar por resultados que possam ser medidos graficamente e é através de provas e testes escritos que temos uma prévia daquilo que o aluno será ou não capaz de fazer nas já citadas avaliações. 
 
 
 
Aqui terminamos nossa entrevista com a professora Mercedes de Fátima Druz de Souza, e 
queremos agradece-la pela entrevista concedida.